quarta-feira, abril 22, 2009

Novos alunos...

Eles cresceram... já não tenho que orientá-los quanto ao uso do caderno, nem procurar historinhas ou cantar músicas infantis.
Eles são jovens, alguns já adultos.
Eu estava ansiosa por este recomeço e é dada a partida: nada é igual ao que era antes.

Meu pen drive de 1 GB (tadinho) perdeu as músicas e deu lugar a arquivos com temas educacionais.
Google nunca foi tão acessado por aqui e no Youtube reinam as buscas por vídeos que possam oportunizar reflexões sobre o contexto educacional do nosso país. - aceito sugestões.
(Ó como tô falando feito catedrática!...rs)

Durmo com um livro de Filosofia na cabeceira, carrego na bolsa um que trate sobre Alfabetização e cá na minha escrivaninha estão os de legislação educacional.
Na biblioteca da faculdade meu parque de diversões e minha maior provação: LEITURA.
Confesso baixinho: não gosto de ler, não leio por prazer. Sou uma leitora de cunho operacional, só leio quando preciso. Enfim, tenho precisado ler bastante desde que assumi estas aulas. É muita informação pra digerir, processar e passar adiante.

O despertar do meu celular às 6:00hs da manhã de hoje já anunciava que os tempos são outros.
Marido sorriu brincando: _ Oba, hoje vou tomar café da manhã em casa... rs.
_ Toda segunda e quarta, benhê! - respondi na malandragem.

Saí antes dele, às 6:30hs.
Foram 3 turmas com uma média de 45 alunos em cada, 2 pela manhã e uma no início da tarde. Ao fim do dia, apesar de ter usado tom de voz moderado, minha garganta já gritava por socorro... estranhei o retorno.
Lá estava eu toda paramentada: aula com slyde preparado, datashow e laptop do marido que me deu uma aulinha "grátis" sobre como utilizar de tais recursos.

E claro, não poderia faltar um mico básico, que nem sei se foi percebido por alguém, mas o foi por mim...rs.
Gente, em uma das aulas, estava eu com o celular sobre a mesa, o projetor, o laptop e o bendito mouse. Não é que fiz o celular de mouse! Aí quando percebi que o cursor não mexia na tela... Kkkkkkkkkkkkkk, que vergonha...rs.
Fiz o celular de mouse sem fio...rs (coisas de Jacqueline)

Segue um vídeo que utilizei nas aulas do 4º ano hoje. Refletir educação é sempre pertinente:

Carinhoso abraço a todos!

6 comentários:

Menina do Rio disse...

Tás te saindo bem! Quanto ao "mico", todos nós pagamos um vez por outra, rs...
Desejo-te muito sucesso com as tuas turmas, mas estou certa que vais tirar de letra!

Um beijo pra ti, linda

Unknown disse...

Ei Jacq!

Realmente as coisas mudam demais em nossas vidas. Admiro seu empenho e desdobramento, são tantas coisas a fazer, mas tenho certeza de seu sucesso.

Parabéns tb pelas belas mensagens postadas e pelos 5 anos de atenção, apoio, etc. És uma blogleira e tanto.

Beijos,

Alice disse...

mil bjkas pra vc

Unknown disse...

Grande responsabilidadee

Claudinha disse...

Amadinha, pelo tanto que escreves me surpreendeu o fato revelado: leitora operacional!!!

Tenho uma sugestão de livro pra ti. Muito bom, que questiona acerca da educação, construção do conhecimento de forma coletiva. Já leste Emilia Ferreiro? Pois te indico o livro: Cultura Escrita e Educação. Muito bom! Embora fale da alfabetização, trata tbém da posição do professor em relação ao seu papel enqto detentor do poder de ensino.

Bjão, linda!

Edna Federico disse...

Eh, Jac, tá mandando muito bem, linda!
Muuuuuuuuuuuita sorte pra vc em tudo.
Beijo