segunda-feira, outubro 15, 2007

Ser Professor (a)

Tarefa difícil, mas não impossível,
tarefa que pede sacrifício incrível!
Tarefa que exige abnegação,
tarefa que é feita com o coração!
Nos dias cansados, nas noites de angústia,
nas horas de fardo, de tamanha luta,
chegamos até a questionar:
_ Será, Deus, que vale a pena ensinar?
Mas bem lá dentro responde uma voz,
a que nos entende e fala por nós,
a voz da nossa alma, a voz do nosso eu:
_ Vale sim, coragem!
Você ensinando, aprende também.
Você ensinando, faz bem a alguém,
e vai semeando nos alunos seus,
um pouco de PAZ e um tanto de Deus.
(Desconheço autoria)
* * * * * * * * * *
Meu destino profissional... ser professora.
Amigos professores... qtas vezes não somos pegos pelo desânimo, pela descrença?
Vítimas do descaso dos governantes que manipulam interesses e disfarçam preocuparem-se em zelar e tecer um povo culto (somente em época de eleições).
Um povo culto não interessa a eles.
Um povo culto toma decisões, questiona, pensa por si mesmo.
Um povo culto incomoda por não se deixar manipular.
Em meio a tudo isso, tomo minha missão e a exerço com esmero, capricho, muita pesquisa, dedicação e responsabilidade.
A recompensa?
Os passos dos meus alunos, o brilho no olhar, o sorriso, comemorarmos juntos suas pequenas conquistas...
E a certeza de que mestre de repente não é o que mais ensina, mas o que mais aprende!

6 comentários:

Anônimo disse...

Amiga, estou chegando com 1 dia de atraso, mas parabéns pelo seu dia e por essa profissão tão bonita que vc escolheu.
Bjinhos!

Anônimo disse...

Linda reflexão, minha amiga...

Eu já não faço mais parte desse legado... desisti de ser professora! Vou trilhar outros caminhos, em breve...

Parabéns, querida....

Grande beijo.

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu dia ou melhor nosso...nao exerço mais amo ensinar o que sei...por enquanto ensino artesanato.
vim te ver e saber cm andas...beijinhos.
silvia do perfume suave.

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá Marília, Lindo texto e bastante pertinente.
Deixo-te muitos beijinhos com carinho.
Fernandinha

Anônimo disse...

Pra mim o professor é uma das profissões mais importantes que existem...
Infelizmente a sociedade não vê isso e desvaloriza a profissão!

Bjosss!!!

Edna Federico disse...

Jac, parabéns pelo seu dia!
Beijos